quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Terapia Assistida por Animais


A Terapia Assistida por Animais (TAA) trata-se de um processo terapêutico no qual um animal é parte integrante do tratamento. As sessões são dirigidas por um profissional de saúde, com objectivos específicos previamente definidos, com a finalidade de promover melhorias no funcionamento físico, social, emocional e cognitivo dos pacientes.
Existem diversas terapias assistidas por animais, tais como:

-» Terapia com Cães (Cinoterapia);
-» Terapia com Cavalos (Hipoterapia, Equitação Terapeutica, Equitação Desportiva Adaptada);
-» Terapia com Golfinhos (Delfinoterapia);
-» Terapia com Peixes;
-» Terapia com pequenos animais (Coelhos, Hamsters, Porquinhos-da-Índia, Aves)
-» Terapia com Burros (Asinoterapia);

Existe ainda a chamada Actividade Assistida por Animais (AAA), que é uma actividade de carácter lúdico, da qual podem advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais. Não contempla objectivos definidos, as visitas são de conteúdo espontâneo e sem duração definida.

Em ambas (TAA e AAA), o animal é uma influência motivadora que melhora a qualidade do tratamento, sempre e quando sob orientação de um técnico qualificado.

A utilização de animais como parte de um programa terapêutico foi registada pela primeira vez no século IX, na Bélgica, onde pessoas com necessidades especiais foram autorizadas a cuidar de animais domésticos.

No nosso projecto "Amigos Terapeutas" irá constar uma vertente teórica, na qual apresentaremos um trabalho escrito relacionado com as diversas terapias assistidas por animais e um power-point que simbolize todo o nosso percurso durante este projecto.
Na vertente prática iremos centralizar-nos em três terapias, nomeadamente, a Cianoterapia, Hipoterapia e Delfinoterapia.
Assim, realizaremos três eventos: uma acção de sensibilização, em que tentaremos sensibilizar a comunidade escolar para a importância de todos os animais; uma palestra, cujo tema é a Terapia Assistida por Animais e por último uma demonstração da importância de um cão co-terapeuta na vida de uma pessoa invisual ou com outro tipo de problemas.

Achamos essencial que os animais comecem cada vez mais a fazer parte da vida de todos nós e que todos percebamos o grande contributo que eles nos podem dar tanto a nível físico como psicológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário