Este é um tipo de terapia um pouco diferente, pois esta TAA não é específica para pessoas com qualquer tipo de doença, mas sim para indivíduos que sofram de Psoríase.
O que é a psoríase?
A psoríase é uma dermatose frequente, geneticamente determinada, que consiste essencialmente na renovação exagerada da epiderme por multiplicação das células espinhosas. As lesões são, em regra, de contornos bem limitados e localizam-se preferencialmente nas superfícies cutânea e no couro cabeludo. As lesões são em regra assintomáticas, mas quando secas e fissuradas podem ser dolorosas. Quando os efeitos da psoríase se manifestam com grande intensidade pode-se requerer a hospitalização do paciente.
A Psoríase para além de ser uma doença crónica e persistente tem grandes probabilidades de ser herdada geneticamente, isto é, os pais podem transmiti-la aos filhos. No entanto, esta patologia não é contagiosa.
A primeira descrição de psoríase é atribuida a Celsus (entre 25 anos a.C. e 45 anos d.C.), mas talvez Hipócrates, 400 anos a.C. já se tenha referido à psoríase sob a designação de psora, termo grego que designa prurido e erupção descamativa. Esta dermatose esteve durante 18 séculos ligada à lepra, sendo os doentes marginalizados. Só a partir de 1840 é que as duas doenças foram verdadeiramente separadas e referidas as características histológicas próprias da psoríase.
O tratamento desta doença não se limita só a medicamentos, mas também a terapeutas muito específicos: os peixes. Pelo menos é uma forma de diminuir as consequências desta doença. No entanto, esta terapia não é aprovada por todos os médicos e existem divergências quanto à sua eficácia. Esta invulgar terapia ganhou especial divulgação devido às termas paradisíacas onde o tratamento é feito – as termas de Kangal, na Turquia.
Em que consiste esta terapia?
Cyprinion macrostomus e Garra Rufa são os peixes milagrosos, que têm entre 2 a 10 cm de comprimento, utilizados no tratamento da psoríase.
Estes peixes, sem dentes, limpam as feridas sem provocar qualquer dor ou ferimentos, tornando a pele macia. É necessário tomar 3 banhos por dia e ficar cerca de duas horas em cada um deles para garantir o melhor resultado. É ainda necessário beber desta água termal de estômago vazio directamente da nascente.
Este tipo de tratamento não tem quaisquer efeitos secundários e não é necessário tomar qualquer tipo de medicamentos. Esta nascente termal trata, para além da psoríase, outros tipos de doenças de pele, reumatismo, desordens nervosas, fracturas e doenças de rins. A temperatura da água termal está entre os 36-37º, igualando a temperatura do corpo, estando sempre limpa, sem odores e sem sedimentos.
O vídeo que se segue diz respeito à psoríase. Neste vídeo é explicada o que é a psoríase, mostra algumas imagens e expõe algumas dicas para lidar com a mesma: http://www.youtube.com/watch?v=C7a4gq_3BvU